quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cestinhos em Tecido

Hoje quero lhes mostrar como são úteis esses cestinhos de tecido. Eu já fiz alguns que me serviram como cestinha de pão, organizador de bolsa, porta-trecos e até farmacinha.

cestos em tecido

Eu recebi o molde pronto da Helena, do blog Minha Primeira Costura (obrigada Helena !!).
Ela é uma fofa...está sempre fazendo coisas lindas e de muito bom gosto.

O molde é muito fácil. Tentei reproduzir indicando as medidas que usei, mas vocês podem adaptar segundo as necessidades, aumentando ou diminuindo o tamanho....até colocando uma alça que fica bem legal.

molde cesto em tecido



Hoje vou lhes mostrar como fiz este:

cesto em tecido

Achei essa estampa muito linda e logo imaginei que ela deveria estar no meu quartinho de costura. Visualizada a ideia, tratei de executar logo o cestinho. (a pressa é inimiga da perfeição)

Com base naquele molde que lhes mostrei, cortei a parte maior em algodão cru e a parte menor utilizei o tecido estampado. Para dar um charminho, resolvi bordar toda a volta externa usando o ponto de bordado número 15 da máquina Janome (2030QDC). Da mesma forma costurei a parte interna, só que ao invés de fazer uma costura reta para prender o tecido estampado no liso, resolvi criar espaços onde seriam os bolsos.


Depois foi só costurar as laterais e fechar em baixo (desculpe, mas esqueci de tirar foto dessa parte).
Em seguida introduzi a parte de dentro no cestinho e fechei usando um viés. Aqui  usei um zig zag simples.

vies em zig zag

Bem, estaria tudo lindo e maravilhoso não fosse um pequeno detalhe: (viu?...quem mandou ter pressa?!) eu não reparei que as imagens da estampa estavam todas na mesma direção, o que implicaria em cortar o molde ao meio, rearrumar o tecido, para que o outro lado do cestinho também apresentasse imagens na posição correta.



Eu ainda não havia trabalhado com estampas verticalizadas, então hoje eu aprendi duas lições: primeiro observar a estampa do tecido e a segunda e mais importante,  JAMAIS ter pressa, principalmente na hora de cortar. (ah!..até que enfim aprendeu!)

Cada peça deve ser um momento de terapia, mesmo que já tenhamos feito um monte de outras iguais....rs

Beijos e até o próximo post !


6 comentários:

  1. Menina, estou doida por uma Janome mais completa. Esse modelo fraz ponto ajur? comprei uma agulha especial para esse ponto, mas o modelo 2008 não tem o ponto.
    Os cestinhos ficaram fofos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, procurei no manual e não vi "especificamente" sobre esse ponto, mas a máquina tem 29 pontos e pelo que puder ver tem um que se parece bem com o ajur...são umas estrelinhas.
      Obrigado pela visita !
      bjs

      Excluir
  2. Oi Cris, os cestinhos ficaram lindos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo carinho. Seja bem-vinda !

      Excluir
  3. Nossa!! que luxo! lindos cestos e seu Pap está ótimo.
    Obrigada por ensinar.

    Bjs

    ResponderExcluir